domingo, 10 de abril de 2016

Minhas experiências de inverno na Holanda 2015-2016

 Holanda/ Nederland - 2015-2016

Estive na Holanda entre dezembro de 2015 a março de 2016, agora vou compartilhar algumas experiências com vocês. Primeiro, quando se fala na Holanda vem logo na mente Amsterdã e os seus belíssimos canais, as famosas “Tulipas do Keukenhof “, as incontáveis bicicletas circulando pelas ruas, os moinhos de vento,  a Casa de Anne Frank, as obras do famoso pintor Van Gogh, cerveja (para quem gosta), uso liberado da maconha, as prostitutas nas janelas e vitrines, que realmente existe, mas,  é um "produto para turistas". Os holandeses respeitam a liberdade alheia, cada um que faça da própria vida aquilo que julgar melhor. A Holanda é um país moderno, liberal, é realmente maravilhoso e encantador!

Informações e curiosidades sobre a Holanda:

Informações gerias:  A Holanda é um pequeno país localizado no continente europeu, faz parte da “União Europeia” (Europese UnieEuropean Union). O nome oficial do país é “Nederland”, ou seja, Países Baixos, porém, é mais conhecido entre os brasileiros como “Holanda”, e entre os falantes da língua inglesa e o resto do mundo como “Holland”, então vou continuar chamando de "Holanda" para  não fazer confusão, mas, Holanda é o nome das províncias "Noord-Holland" e "Zuid Holland" . .
Gentílico:  Holandês ou “Neerlandês”.
Capital:  Amsterdam.
Localização: Europa ocidental, faz fronteira com a Bélgica (België, Belgium ) ao sul e ao Leste com a Alemanha (Duitsland, Germany), ao Norte e Oeste faz fronteira com o Mar do Norte.
Divisão territorial:  Os Países Baixos/Holanda são divididos em doze províncias
Língua oficial:  é a Língua Holandesa, Neerlandês, (Nederlands, Dutch em inglês)Eu considero a língua um pouco difícil, algumas palavras têm os sons próximos aos sons da língua inglesa, às vezes, com a mesma escrita, mas, a pronúncia é diferente, outras palavras são próximas aos sons do alemão.

Curiosidade 1 - Cerca de 1/3 da Holanda fica abaixo do nível do mar, incluindo as regiões mais populosas como as cidades de: Amsterdam, Rotterdam, Utrecht e Den Haag.

Curiosidade 2-  É na província da Holanda do Norte que está localizada a cidade de Amsterdã, porém, a capital da província é Haarlem, enquanto, na Holanda do Sul está localizada a cidade de Roterdã, mas, a capital é Haia (Den Haag). Acredito que estas duas cidades holandesas  (Amsterdã e Roterdã) são as mais conhecidas mundialmente.

Algumas palavras básicas

"W" tem som próximo ao "V" da língua portuguesa, e "G" próximo ao "R"

Welkom =Bem vindo
Goedemorgen = Bom dia
Goedemiddag = Boa tarde
Goedenavond = Boa noite
Welterusten= Boa noite (despedida para dormir)
Dankjewel / Bedankt (- Obrigado
Alsjeblieft - Por favor
Graag Gedaan - De nada
Hallo/ Hoi - Olá /  Oi
Dag/ Doei - Tchau
Tot ziens- Até logo / Adeus
Sorry - Desculpa
Het spijt me - Sinto muito/ lamento
Pardon - com lincença
Ik spreek geen Nederlands- Eu não falo holandês

Horário Oficial: entre o final de março a outubro são +5h (UTC/GMT +2 h), entre outubro a março +4h (UTC/GMT +1) em relação ao horário de Brasília (UTC/GMT-3 h), nas regiões brasileiras que possuem o horário de verão a diferença, será de apenas 3h durante o nosso  horário de verão. 
Maiores Cidades e População: O país possui cerca 17 milhões de habitantes (2016), as maiores cidades são: Amsterdam, Rotterdam, Den Haag, e Utrecht.
Política e Governo:  Os Países Baixos (Holanda) são uma monarquia constitucional com o sistema parlamentar, o que significa que o parlamento toma as decisões, a posição da rainha ou do rei está estabelecida na Constituição. O rei ou rainha é o chefe de “Estado Holandês”, e compõe o governo junto com os ministros. O Rei Willem-Alexander é o atual chefe de Estado, a cada quatro anos, um novo Parlamento é escolhido. As 12 Províncias holandesas possuem “Governadores”, e as cidades das possuem “Prefeitos” eleitos pelo povo.  
 Curiosidade 3 -  Apesar da capital do país ser Amsterdã a sede do governo dos Países Baixos está na cidade de Den Haag”, em português Haia, em inglês “The Hague”, quem governa o país é o primeiro ministro que é eleito pelo povo. Existe uma pequena diferença entre os “Países Baixos” e "Reino dos Países Baixos", que contempla o território holandês fora da Europa, que são as ilhas holandesas no Caribe: Aruba, Curaçao e Sint-Maarten - Bonaire, Sint Eustatius and Saba (Islands of the Dutch Caribbean, Caribisch Nederland).

Como chegar:  As principais companhias áreas nos quesitos “preço e tempo” são KLM, companhia holandesa que possui voos comerciais direto, saindo das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com duração aproximada de 11h30h, e a companhia francesa Air France, com voos com conexão em Paris, as companhias aéreas brasileiras possuem parcerias com essas companhias citadas, e possivelmente com outras, saindo de outras cidades brasileiras. 
Dica 1 - os voos das companhias brasileiras são sempre os mais caros, e com as viagens mais longas, para quem não mora nas cidades citadas vale mais a pena comprar uma passagem nacional, ir para Rio ou Sampa, e depois pegar o voo internacional, mas seja cuidadoso com as franquias de bagagens - Internacional 2 malas/volume de até 32k cada uma, mas, o voo nacional apenas 1 mala/volume de até 23k, mais a sua bagagem de mão.
 Dica 2 -  veja o site da companhia portuguesa TAP, pois, são vários voos que saem diariamente de pelo menos 14 cidades brasileiras.

Transporte interno: ao chegar no Aeroporto Internacional Schiphol, tem uma estação de trem que você pode ir para qualquer parte do país, as cidades mais distantes do aeroporto, provavelmente, será preciso fazer uma troca de trem. É muito comum vermos os turistas e holandeses com suas malas dentro do trem ou metrô, pois, é econômico, rápido e prático. O sistema de transporte é muito eficiente, e eles não têm problemas de superlotação, existe um cartão que você pode usar no trem, metrô e ônibus, é tudo integrado é fácil. 
Sabe aquela expressão “tempo é ouro”, os holandeses sabem perfeitamente o significado dela, pois, eles são organizados com o horário, não gostam de atrasos de modo geral. Os meios de transportes chegam nos horários previstos no site ou aplicativo, em relação ao ônibus você pode acompanhar o horário e sair de casa alguns minutos antes, se o ônibus chegar muito adiantado na parada (ponto), ele fica esperando o horário certo para sair.  Sites do sistema de transporte público da Holanda.
http://9292.nl/en   e  http://www.ns.nl/en




Clima: O clima holandês depende da estação do ano, e as temperaturas variam muito de um ano para outro, 2015 foi considerado o final de outono e início de inverno mais quente da história holandesa, com temperaturas de até 14º C em dezembro.



Primavera Holandesa

A primavera na Holanda é uma festa, as temperaturas vão aumentado, é a temporada das tulipas, época para visitar o Keukenhof, este ano de 2016, estará aberto entre 24 de março - 16 de Maio. O Keukenhof é o maior e mais famoso parque de flores do mundo e não fica longe de Amsterdam. A primavera é tempo de sol, os dias vão ficando mais longos, com nascer do sol um pouco depois das 6h00 e pôr do sol após 20h00, no início da primavera começa o “horário de verão” e a Holanda fica com +5h em relação ao Brasil.

Verão Holandês
                                                                                           
Os meses de verão são maravilhosos, festivo, dias longos o nascer do sol antes das 06h00 e pôr do sol após as 21h00h, as pessoas fazem piqueniques, churrascos. As temperaturas podem ser altas, cerca de 36 °C ou mais. É a estação da felicidade.  

Outono Holandês

O outono na Holanda é marcado pela coloração das árvores, pois, nessa época as florestas e os parques ficam com cores amarelo, laranja, verde, marrom. As temperaturas começam a diminuir em média   5 °C - 18 °C. Os dias vão ficando cada vez mais curto, é época de migração das aves. 
Outono Holandês


Inverno Holandês

O Inverno na Holanda não foi “tão rigoroso”, pois, o país tem clima marítimo, o inverno pode ser com ou sem neve, o inverno de 2015- 2016 foi tranquilo para mim, pois, eu não estava acostumada com o frio, tivemos poucas temperaturas negativas durante o dia, o mês de dezembro teve temperaturas de até 14 °C, os holandeses falavam em inverno mais quente da história. As temperaturas abaixo de 0°C são mais comuns durante a noite. Então dava para aproveitar bastante o dia. Oops!! Por falar em dia, durante o inverno os dias são curtos, realmente curtos, o sol nascia após as 8h30 e se punha por volta as 16h30. Eu ficava dias sem ver o sol.



Culinária:
A culinária holandesa, “não é muito tradicional”, mas, as refeições dos holandeses são saudáveis, eles comem muitos vegetais, frutas, pouca carne ou fritura. Os pratos mais tradicionais são feitos à base de batatas, o pintor holandês Vincent Van Gogh tem um quadro cos camponeses comendo batatas, o quadro se chama "Os comedores de Batata" “Aardappeleters”,   em inglês "The Potato Eaters".
 . 



Continuando sobre a culinária holandesa, como eu estava na casa de  holandeses pude experimentar alguns pratos, e várias sopas tradicionais, a minha preferida “Erwtensoep”, é possível comprá-la pronta nos supermercados, “Boerenkool met worst”, também experimentei o famoso “arenque cru com cebola”.
Erwtensoep

Boerenkool met worst



Algumas Datas Especiais na Holanda:

1º dia no ano
- Carnaval: comemora-se em algumas cidades holandesas com influência do cristianismo, especialmente as cidades do sul.
14 de fevereiro – Dia de “Valentine's Day”/ Dia dos namorados
27 de abril - Dia do Rei, com atividades tradicionais em todo país.
04 de maio – Dia de homenagens aos mortos das guerras, especialmente aqueles que morreram durante a segunda guerra mundial.
05 de maio - Dia da liberdade.
11 de Novembro – “Sint Maarten” (na cidade de  Hattem comemora-se no 10), as crianças cantam nas portas das casas e são recompensadas com doces.
5 de dezembro – Sinterklaas (Forma da Santa Claus)
25 e 26 de dezembro  – Natal.

De modo geral os holandeses são educados e gentis, acredito que na maioria dos lares tem cachorro ou outro animal, aquela história de “frieza europeia”, eu considerado relativo, pois, a Europa é um continente, cada país possui a própria cultura. Os holandeses cumprimentam as pessoas independentemente de conhecê-las, são pessoas discretas, as visitas aos familiares e amigos são agendadas , eles têm ótimo senso de humor, mas, cuidado com os horários isso pode deixar um holandês ou holandesa irritado, disciplina !! On time !! rs rs ha ha