terça-feira, 23 de junho de 2015

Encanta-se pelo Maranhão

Inicialmente não farei uma narração de viagem, pois, darei algumas dicas para praticar ecoturismo ou turismo cultural no Estado do Maranhão nas divisas das Regiões Norte e Nordeste do Brasil....


Maranhão 
   
O Estado do Maranhão localizado na Região Nordeste, dados do IBGE referentes ao censo demográfico 2010. 
 Capital: São Luís, População 2010: 6.574.789, Área (km²): 331.936,948, Número de Municípios:217
Bandeira do Maranhão
Geografia - O Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil, os gentílicos são os maranhenses, a palavra Maranhão pode ter vários significados, a mais difundido é grande mar, uma das explicações seria a sua rica bacia hidrográfica. O Estado está localizado no oeste da região Nordeste e tem como limites o Oceano Atlântico (N), e os Estados do Piauí (L), Tocantins (S e SO) e Pará (O). 
Hidrografia - Os maiores rios do Maranhão são: o Rio Paranaíba, que se localiza na divisa com o Estado do Piauí, o Rio Gurupi que está entre os territórios do Maranhão, e o Estado do Pará, o Rio Tocantins (zona de fronteira do Maranhão com Tocantins), Turiaçu, Itapecuru, Pindaré, Grajaú e Mearim.
Clima e Vegetação- A característica climática predominante no Maranhão é denominada de tropical. As temperaturas anuais dependem das chuvas, na época de chuva entre janeiro a julho variam entre 24°C a 32°C, no período de estiagem, entre agosto a dezembro, o período mais quente as médias variam aproximadamente entre 26 °C a 38°C. As chuvas caracterizam duas áreas distintas: no litoral as chuvas são mais abundantes, enquanto no interior são mais escassas. O Maranhão possui características climáticas típicas das Regiões Norte e Nordeste, o que gera distinção entre algumas áreas de vegetação de acordo com a sua localização territorial, ao noroeste há a presença da Floresta Amazônica, ao sul temos o cerrado; no litoral, há a presença do mangue; ao leste, numa zona de transição entre o cerrado e a floresta equatorial, há a Mata dos Cocais, de vegetação relativamente homogênea, onde predomina o babaçu.(Fonte da informação : Formações Vegetais do Maranhão)
História A palavra Maranhão pode ter vários significados, como: grande mar, grande mentira, mexericos e águas que correm brigando, tem-se a palavras "Maranon" era o nome do atual rio Amazonas, como já lhe registra o descobrimento em 1499.
Descobrimento - Alguns historiadores levantam a hipótese de que o norte do território que chamamos Maranhão tenha sido a primeira porção de terra brasileira a ser conhecida pelos europeus, antes de 1500. A grande dúvida está em quem chegou primeiro ao Maranhão. Existem alguns nomes apontados como prováveis descobridores, dentre eles destacam-se: Américo Vespúcio, Yanez Pinzon e outros.
Povoamento-  O povoamento do Maranhão iniciou-se através do litoral onde os portugueses se concentraram e desenvolveram a agricultura de cana de açúcar. Com o desenvolvimento do plantio de cana, muitos engenhos foram construídos e inúmeras povoações surgiram em torno deles. Essas povoações deram origem às cidades de Santo Antônio de Alcântara, Itapecuru, Rosário, Icatu e outras (fonte). No início do povoamento os franceses estavam presente na região, eles são considerados os fundadores de São Luís em 1612, permanecerem até  1615, os holandenses também tentaram colonizar aquelas terras entre 1641-1644.  

TURISMO NO MARANHÃO









   As segmentações com maiores destaques, e prioridades na politica de Estado são: Turismo Cultural, Ecoturismo, e Turismo de Aventura. Os locais mais divulgados nas mídias e consequentemente mais visitados são: São Luís e Lençóis Maranhenses. Porém o Maranhão possui 5 (cinco) regiões denominadas de polos turísticos, onde o desenvolvimento do turismo foi priorizado pelo setor público desde anos 90, o Polo Turístico de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, O Parque Nacional da Chapada das Mesas, O Delta do Parnaíba e o Polo da Floresta dos Guarás, existem outras 5 (cinco) áreas com menos visibilidades como: Polo Munim, Polo Amazônia Maranhense, Polo  Cocais, Polo Lagos e Campos Floridos, Polo Serra Guajajara, Timbira e Canela, áreas identificadas mais recente para o desenvolvimento do turismo , e que podem despertar o seu interesse para visitação, mais informações no site da Secretaria de Turismo do Maranhão, fonte da imagem  Setur.
Turismo Cultural no Maranhão
 Para o Ministério do Turismo Brasileiro (MTUR), o “Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural, e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”. Os mais expressivos “Atrativos Turísticos Históricos e Culturais” presentes no Maranhão são:

* O Centro Histórico de São Luís que possui arquitetura histórica, edificada pelos portugueses e seus descendes, foi tombada como Patrimônio Cultural Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1974, e inscrita como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 6 dezembro de 1997.

* A Cidade de Alcântara que é Patrimônio Cultural Nacional, a cidade está localizada no outro lado da baía de São Marco, a travessia se faz de catamarã, lancha, desde o cais que está localizado no Centro Histórico de São Luís
Manifestações Culturais típicas como o Bumba- Meu- Boi, o Tambor de Crioula, o Cacuriá, as quadrinhas, Dança do Coco,  Dança do Lelê, Dança Portuguesa, Dança do Boiadeiro entre outras, que podem ser consideradas manifestações culturais temporárias, e típicas dos festejos juninos.

Bumba- Meu- Boi do Maranhão
O Bumba-Meu-Boi é uma manifestação cultural popular nas festas de São João em todo Brasil, mas não se compara com a grande adaptação que teve em todo o Estado Maranhão, sendo considerada uma das mais representativas da Cultura Popular local.
O calendário oficial é no mês de junho, mas, ocorrem nos meses de julho e agosto  apresentações consideradas '"fora de época". Normalmente nos meses de abril e maio ocorrem os ensaios e as "confecções das indumentárias", e nos meses de junho e julho ocorrem "as apresentações", os grupos mais tradicionais fazem a "morte do boi" nos meses de agosto e setembro.
  O Bumba-Meu-Boi do Maranhão foi incluído desde 30 de agosto de 2011 como patrimônio cultural brasileiro pela sua diversidade de sotaques. Esta Manifestação cultural está  dividida em 5  grupos: Sotaque da Baixada, Sotaque de Matraca, Sotaque de Zabumba, Sotaque Costa-de-mão, Sotaque de Orquestra, e existem os Bois Alternativos.
O que torna os grupos maranhenses diferentes são o tipo de música, a indumentária, as coreografias e os personagens. De acordo com as minhas pesquisas, o Bumba-meu-boi tem os primeiros registos no final do século XVIII, época do ciclo do gado no Maranhão, nesta época, tratava-se de uma celebração de devoção a São João, e os demais santos juninos, assim como, os cultos afro-brasileiro. Atualmente a devoção ainda está presente em muitos grupos, seja, nas músicas, nas danças, no teatro, e/ou no artesanato.










No passado a essência do Bumba-Meu-Boi era a religiosidade, alguns grupos começaram com a finalidade de se pagar promessas, era praticada apenas pelos negros e os mais humildes, hoje faz parte da agenda cultural local, e conta com a participação de todas as camadas sociais, como participante ou espectador, no século XIX, por se tratar de uma festa de origem negra, a manifestação sofreu perseguição política e policial, chegando a ser proibida as apresentações na cidade de São Luís.
 "O enredo do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida, a Mãe Catirina, que queria comer língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. Percebendo a morte do boi, o senhor convoca pajés e curandeiras para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja"


Os personagens dependem do tipo de sotaque, os grupos de orquestra costumam valorizar mais as índias, enquanto nos grupos de zabumba se observa a beleza das indumentárias dos caboclos de fita, os bordados do miolo (Bio), e os chapéus enormes, alguns personagens "Miolo/Boi; Pai Francisco; Mãe Catirina; Senhor/Dono da fazenda; Índias e índios; Vaqueiros; Caboclo de fita; Caboclo de pena; Pajé; Cazumbá"... Apenas na cidade de São Luís existem mais de cem grupos de Bumba-meu-boi. 

    Vídeo do arquivo pessoal, apresentação do Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé, na Praça Nauro Machado no Centro Histórico de São Luís, 31/07/2015, as apresentações geralmente são gratuitas, ocorrem nas praças e nos Arraiais Junino. 

Tambor de Crioula 
  O Tambor de Crioula é uma dança típica do Maranhão foi reconhecida em 2007 como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, as apresentações ocorrem com maior frequência durante o São João. Vídeo de divulgação do Governo do Estado do Maranhão. 

Turismo Religioso, destaque para a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece na Cidade de Alcântara, e em várias partes do Brasil, esta celebração teve origem em Portugal, é realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos, é uma tradição do folclore brasileiro, sendo considerada uma mistura de manifestações religiosas e profanas - isto é, sem caráter sagrado.  
Festejo de São José de Ribamar, festejo de origem católica, realizado anualmente no mês de setembro no período da lua cheia, considerado um dos mais tradicionais do Maranhão, no período acontece a romaria dos fiéis, a romaria dos devotos, a missa campal, e programações culturais (católica).





















                
Gastronomia Típica Maranhense


A gastronomia tradicional maranhense é base de frutos do mar. 

Caranguejo
Arroz de Cuxá, Pescada  Amarela e Farinha








Guaraná Jesus 











Artesanato  Típico do Maranhão

O artesanato tradicional de Raposa (MA) é a Renda de bilro, na Região dos Lençóis Maranhenses são feitos da fibra da folha da palmeira de Buriti.
Artesanato de Barreirinhas

















Ecoturismo no Maranhão e Turismo de Aventura no Maranhão


As áreas de proteção ambiental são ótimas opções para Ecoturismo ou Turismo de Aventura no Maranhão, com destaque para os Parques Nacionais (PARNA): 
*Parna dos Lençóis Maranhenses, que faz parte do Bioma: marinho costeiro 
*Parque Nacional da Chapada das Mesas, Bioma: cerrado. 
 As Reservas Extrativistas (RESEX): Resex de Cururupu, e Resex Delta do Parnaíba, ambas fazem parte do Bioma marinho costeiro (farei postagens separadas).